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5 princípios do sistema de negociação


ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO MUNDIAL ENTENDENDO A OMC: BÁSICOS Princípios do sistema comercial Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos legais que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancário, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema multilateral de comércio. Veja mais detalhadamente esses princípios: clique no botão para abrir um item. Uma árvore para navegação no site será aberta aqui se você ativar o JavaScript no seu navegador. 1. Nação mais favorecida (MFN): tratar outras pessoas igualmente Nos termos dos acordos da OMC, os países não podem normalmente discriminar entre os seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixo para um de seus produtos) e você tem que fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC. Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que seja o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). Que rege o comércio de bens. A NMF também é uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) (Artigo 2) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC. Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de comércio livre que se aplica apenas a bens comercializados dentro do grupo discriminando produtos de fora. Ou podem oferecer aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados negociados de forma injusta em países específicos. E em serviços, os países podem, em circunstâncias limitadas, discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, o NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais, sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes. 2. Tratamento nacional: o tratamento de estrangeiros e locais de origem. Os produtos importados e produzidos localmente devem ser tratados igualmente pelo menos depois que os bens estrangeiros entraram no mercado. O mesmo deve ser aplicado aos serviços nacionais e estrangeiros, bem como a marcas comerciais, direitos autorais e patentes estrangeiras e locais. Este princípio de tratamento nacional (que dá aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três principais acordos da OMC (artigo 3º do GATT, artigo 17 do AGCS e artigo 3º do TRIPS), embora mais uma vez o princípio seja tratado Um pouco diferente em cada um destes. O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não sejam cobrados de um imposto equivalente. Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação de volta ao topo Abaixar as barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de encorajar o comércio. As barreiras em questão incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou cotas que restringem as quantidades seletivamente. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas. Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. No início, estes focaram na redução de tarifas (direitos aduaneiros) em bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as taxas arancelarias dos países industrializados sobre os bens industriais caíram de forma constante para menos de 4. Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para cobrir barreiras não tarifárias sobre os bens e para as novas áreas Tais como serviços e propriedade intelectual. Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem aos países introduzir mudanças gradualmente, através da liberalização progressiva. Os países em desenvolvimento geralmente são mais demorados para cumprir suas obrigações. Previsibilidade: através da vinculação e transparência de volta ao topo Às vezes, prometer não criar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto a redução de um, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é encorajado, os empregos são criados e os consumidores podem aproveitar plenamente os benefícios da escolha da concorrência e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível. O Uruguay Round aumentou as ligações Percentagens de tarifas vinculadas antes e depois das conversas de 1986-94 (São linhas tarifárias, portanto as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor comercial) Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados por bens ou serviços , Eles comprometem seus compromissos. Para os bens, estas ligações equivalem a limites máximos das tarifas aduaneiras. Às vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente, esse é o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas realmente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas. Um país pode mudar suas ligações, mas somente depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das realizações das negociações comerciais do Uruguay Round foi aumentar o volume de negócios sob compromissos vinculativos (ver tabela). Na agricultura, 100 dos produtos agora possuem tarifas consolidadas. O resultado de tudo isso: um grau substancialmente maior de segurança do mercado para comerciantes e investidores. O sistema também tenta melhorar a previsibilidade e a estabilidade de outras formas. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites sobre as quantidades de importações que administram cotas podem levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outro é fazer com que os países negociem regras tão claras quanto públicas (transparentes) quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto a nível nacional como a nível multilateral. A OMC às vezes é descrita como uma instituição de livre comércio, mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida. As regras em matéria de não discriminação e tratamento nacional NMF destinam-se a assegurar condições justas de comércio. Assim também são aqueles em dumping (exportando abaixo do custo para ganhar participação de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, em particular mediante a cobrança de taxas de importação adicionais calculadas para compensar os danos causados ​​pelo comércio injusto. Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos governamentais (um acordo plurilateral porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras da concorrência às compras de milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante. Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica de volta ao topo O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos de sistemas. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento. Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada do Uruguai, mais de 60 destes países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição eram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e ainda mais na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento. No final da Ronda do Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maior parte das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes conferiram períodos de transição para ajustar as disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC, particularmente para os países mais pobres e menos desenvolvidos. Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que países melhores devem acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado em bens exportados pelos países menos desenvolvidos, e busca maior assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações duty-free e sem contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Com tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui as preocupações dos países em desenvolvimento quanto às dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai. O sistema de negociação deve ser. Sem discriminação, um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais (dando-lhes o status de país mais favorecido ou MFN) e não deve discriminar entre seus próprios produtos e serviços, nacionais ou nacionais (dando-lhes tratamento nacional) barreiras mais livres As negociações de empresas estrangeiras previsíveis, investidores e governos devem estar confiantes de que as barreiras comerciais (incluindo tarifas e barreiras não tarifárias) não devem ser levantadas de forma arbitrária e os compromissos de abertura de mercado estão vinculados na OMC mais competitivo desencorajando práticas desleais, como subsídios à exportação e Despejando produtos abaixo do custo para ganhar quota de mercado mais benéfico para os países menos desenvolvidos, dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais. Isso parece uma contradição. Isso sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa que a não discriminação trata praticamente todos igualmente. Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais mais favorecidos. Se um país melhora os benefícios que dá a um parceiro comercial, ele deve dar o mesmo melhor tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos eles permaneçam mais favorecidos. O estado da nação mais favorecida (MFN) nem sempre significou tratamento igual. Os primeiros tratados bilaterais de NMF criaram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais mais favoráveis ​​do país. Sob o GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio NMF assegura que cada país trate igualmente seus mais de 140 colegas. Mas há algumas exceções. Principios de Lean O processo de pensamento de cinco passos para guiar a implementação160 de algumas das técnicas160 é fácil de lembrar, mas nem sempre é fácil de alcançar: especifique o valor do ponto de vista do cliente final por família de produtos. Identifique todas as etapas no fluxo de valor para cada família de produtos, eliminando sempre que possível as etapas que não criam valor. Faça com que os passos de criação de valor ocorram em uma sequência apertada, de modo que o produto fluirá suavemente em direção ao cliente. À medida que o fluxo é introduzido, deixe os clientes tirar o valor da próxima atividade a montante. Como o valor é especificado, os fluxos de valor são identificados, as etapas desperdiçadas são removidas e o fluxo e a atração são introduzidos, comece o processo novamente e continue até um estado de perfeição alcançado em que o valor perfeito é criado sem desperdício. Mais Recursos Lean

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